Praticamente nove em cada dez gaúchos tem o hábito de ouvir rádio, de acordo com a recente pesquisa realizada entre 15/07 e 01/08 de 2024. Os dados demonstram que 88% da população do Rio Grande do Sul ouvem alguma emissora, o que representa quase 8 milhões de pessoas.
De acordo com o levantamento, o rádio no RS tem em média 1,34 milhão de ouvintes por minuto, nos sete dias da semana e nas 24 horas do dia. Além de aparelho em casa ou no trabalho, as pessoas costumam ouvir as emissoras no carro, no celular e também em outras plataformas digitais como Youtube, Spotify, Facebook, Instagram, aplicativos próprios, entre outros.
Em 30 dias, o meio rádio alcança:
- 85,3% da população de 15 a 24 anos;
- 86,9% da população de 25 a 34 anos;
- 86,5% da população de 35 a 44 anos;
- 88,6% da população de 45 a 59 anos;
- 89,9% da população de 60 ou mais anos.
Consideradas as faixas de renda familiar, o meio rádio alcança:
- 86,5% com renda familiar de até 2 salários mínimos;
- 90,3% com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos;
- 89,8% com renda familiar acima de 5 salários mínimos.
O horário premium do rádio gaúcho está entre segunda e sexta das 07h às 18h, onde a média é de mais de 2 milhões de ouvintes por minuto, com picos de quase 3 milhões de ouvintes durante a manhã.
Sobre faixa etária, o estudo mostra que 61% do ouvintes têm entre 25 e 59 anos, 26% têm 60 anos ou mais e 12% possuem menos de 25 anos. A pesquisa ainda indica que aos sábados os ouvintes ficam, em média, 437 minutos (aproximadamente 7 horas) acompanhando a programação.
Conteúdo e confiabilidade
O hábito de ouvir música no rádio corresponde a 74% da população, já 72% costumam ouvir notícias e 56% do público masculino está ligado a futebol ou outros esportes.
Para 70% dos ouvintes, as propagandas veiculadas no rádio são mais confiáveis do que as veiculadas na internet, sendo que 67% confiam nos comerciais e 68% confiam na divulgação de produtos e serviços feita pelos locutores.
De modo geral, 81% dos pesquisados entendem que o rádio é um veículo totalmente confiável, liderando a lista à frente de televisão, jornal, sites e redes sociais.
Rádio Viva lidera audiência em Caxias do Sul
Os dados são da mais recente pesquisa Kantar Ibope Media, realizada entre os dias 19 e 26 de agosto, confirmam a Rádio Viva 94.5 FM na liderança da audiência em Caxias do Sul, com mais de 37% de share, estando à frente das demais emissoras em todas as 24 horas do dia.
De acordo com a pesquisa, a Viva detém 15,1 mil ouvintes por minuto, o que representa audiência maior que o dobro da segunda colocada e maior que a soma da segunda, terceira e quarta colocadas. Em determinados horários, a emissora atinge 32,7 mil ouvintes por minuto. De segunda a domingo, na faixa das 8h às 9h, a Rádio Viva lidera com mais de 195 mil ouvintes, o que representa 49,2% do total de ouvintes de rádio em Caxias do Sul.
Já na faixa das 5h às 9h, horário do programa Bom Dia Trabalhador, a emissora alcança 57,6% da audiência. Ou seja, nessa faixa horária, mais metade de todos os ouvintes de rádio no município estão ouvindo a Viva FM.
A Rádio Viva também soma 21 mil ouvintes exclusivos, ou seja, público cativo que ouve apenas a Viva e nenhuma outra emissora em nenhum outro horário do dia.
- Maior audiência absoluta em Caxias do Sul – 57,63% – alcançada pelo programa Bom Dia Trabalhador, que vai ao ar das 5h às 9h de segunda a sábado.
- Pico de 32.744 ouvintes por minuto entre 8h e 9h, de segunda a domingo, em Caxias do Sul.
- Alcance de 195.174 (49,2%) ouvintes únicos (total de ouvintes de rádio) em Caxias do Sul
- Média de 15.159 ouvintes por minuto em Caxias do Sul, mais que o dobro que a segunda colocada e maior que a soma da 2ª, 3ª e 4ª colocadas no levantamento
- 21.075 ouvintes exclusivos em Caxias do Sul (ouvintes que só escutam a Viva)
Audiência traz resultados para anunciantes
A pesquisa realizada no mês de agosto confirma a força da Rádio Viva como o principal veículo de comunicação para anunciantes na Serra Gaúcha e em boa parte do estado do Rio Grande do Sul.
A programação da emissora é mista, formada por música, notícia e entretenimento, uma fórmula de sucesso há 34 anos.
Com opções de mídia proprietária, patrocínios de programas, projetos especiais, a Rádio Viva garante aos anunciantes a presença efetiva em todas as faixas etárias, classes socias e de poder aquisitivo.
Entre em contato com a Exxasul Mídias e solicite mais informações sobre planos de investimento na emissora, para atingir resultados sólidos e eficazes para seu negócio.
Fonte: Pesquisa O Meio Rádio no RS – Agert / IRP